O curso de Mestrado foi implantado em 1990 e o Doutorado em 2002. Foi o primeiro da Área de Serviço Social com a temática da Política Social, se consolidando como uma referência nacional e internacional na produção de conhecimento nessa área.

Está vinculado ao Departamento de Serviço Social (SER) da UnB, que instituiu a Graduação em Serviço Social em 1971. Antes do início do PPGPS (1990), o SER ofereceu durante cinco anos consecutivos Cursos de Pós-Graduação lato sensu em Política Social. Essa longa tradição de ensino, pesquisa, produção de conhecimento e publicação sobre política social foi determinante para a criação do Mestrado e do Doutorado, e posteriormente para a abertura de vagas de estágios pós-doutorais a demandantes nacionais e estrangeiros.

Desde seu início, o PPGPS mantém como área de concentração “Estado, Política Social e Cidadania”, e tem como eixo analítico a relação dialética e contraditória entre Estado, Classes Sociais e Direitos, mediada pelas lutas que decorrem do conflito entre capital e trabalho.

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Política Social contam com alunos regulares selecionados anualmente, além de alunos especiais em disciplinas optativas. Os cursos se orientam por uma perspectiva interdisciplinar, contemplando em sua proposta pedagógica tanto docentes e discentes de Serviço Social, quanto de áreas afins, como: Sociologia, Antropologia, Economia, Comunicação, Educação, Ciência Política, História, Administração, Direito, dentre outras áreas do conhecimento.