O ingresso como aluno especial não constitui vínculo com o Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília.
As inscrições para admissão de aluno (a) especial estarão abertas de 17/03/2025 a
19/03/2025.
Vide lista de oferta para aluno especial no curso de pós-graduação em política social:
PPGPS 3890 – PLANEJAMENTO, FUNDO PÚBLICO E POLÍTICA SOCIAL – PROF. EVILÁSIO DA
SILVA SALVADOR – 4M1234
PPGPS2441 - POLÍTICA SOCIAL - EDUCAÇÃO - PROFA. JANAÍNA LOPES DO NASCIMENTO
DUARTE – 5M1234
INSTRUÇÕES GERAIS DE ADMISSÃO COMO ALUNO (A) ESPECIAL NA PÓS-
GRADUAÇÃO
Documentos para inscrição:
Formulário de Inscrição -
https://saa.unb.br/images/documentos/graduacao/formularios/Novos_Formul
arios/Formulario_Admissao_Aluno_Especial_UnB.pdf;
Exposição de Motivos;
Currículo Lattes atualizado;
Diploma de Ensino Superior (frente e verso);
Histórico Escolar do Ensino Superior;
Carteira de Identidade (frente e verso) ou Passaporte (para estrangeiros);
CPF (frente e verso);
Título de Eleitor;
Comprovante de votação da última eleição (1° e 2° turnos) ou Certidão de
Quitação Eleitoral emitida nos últimos 30 dias contados da abertura ;
Certificado de Alistamento Militar, para candidatos do sexo masculino.
GRU e comprovante do pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU)
referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 79,00 (setenta e um reais), emitido
conforme orientações disponíveis no site do programa escolhido.
O aluno(a) deverá enviar a documentação exigida em PDF único para o e-mail
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Segue as orientações para pagamento:
Os pagamentos deverão ser feitos através do link
https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/emissao-gru, conforme as diretrizes
abaixo, ou pedido de isenção do pagamento da inscrição acompanhado de
documentos que comprovem as situações de hipossuficiência. Diretrizes para
Pagamento da Taxa de Inscrição:
a) acessar a página de internet: https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-
gru/#/emissao-gru;
b) Código de Recolhimento: 28838 – Serviços de Estudos e Pesquisa;
c) Número de Referência: 4416;
Nome do contribuinte: nome do candidato
Competência: mês corrente;
Vencimento: data corrente;
CNPJ ou CPF do Contribuinte:
CPF do candidato;
UG/Gestão: 154040/15257
Valor Principal: (o valor da taxa);
Valor Total: repetir valor principal;
d) selecionar ―emitir GRU.
Resultado
17.Assim que o candidato enviar a documentação completa exigida, os
documentos serão enviados a(o) professor(a) da disciplina ofertada.
18.Após a resposta do(a) docente da disciplina, a Secretaria de Pós-Graduação
entrará em contato com o(a) candidato(a) informando o resultado da
solicitação.
19. O resultado será enviado ao e-mail informado no ato da inscrição.
20. A Secretaria de Pós-Graduação do ICH não assume responsabilidade pelo
envio da documentação para e-mails incorretos ao descrito
(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) durante o processo de inscrição, cabendo
estritamente ao candidato a devida atenção.
21. Não caberá recurso contra os critérios e o resultado da seleção, uma vez que a
aprovação ou rejeição é discricionário ao docente.
22. Depois do envio do resultado, o(a) candidato(a) aceito por e-mail, o candidato
deverá efetuar o pagamento da taxa da matrícula correspondente ao número de
créditos da(s) disciplina(s) deferida(s) sendo R$ 113,00 (cento e treze reais) POR
CRÉDITO. Exemplo: Para cada disciplina de 2 (dois) créditos, o valor total será
de R$ 226,00 (duzentos e vinte e seis reais); e para cada disciplina de 4 (quatro)
créditos, o valor total será de R$ 452,00 (quatrocentos e cinquenta e dois reais).
23.Após o contato da Secretaria de Pós-Graduação do ICH do resultado, o
candidato aprovado terá o prazo de 7 dias úteis para realizar o pagamento da
taxa de matrícula.
24. Terá a inscrição cancelada e, consequentemente, será excluído da seleção, o(a)
candidato(a) que não realizar o pagamento da taxa de matrícula em disciplinas
e não enviar o comprovante de pagamento dentro do prazo estipulado.
Orientações da Secretaria de Assuntos Acadêmicos (SAA/UnB):
A matrícula em disciplinas ficará condicionada à existência de vaga, decorrido o
processo de matrícula dos alunos regulares.
O aluno especial não poderá utilizar o benefício de trancamento geral ou trancamento
parcial de matrícula, sua desistência acarretará menção SR – Sem Rendimento – acima
de 25% de faltas.
A solicitação de admissão é de periodicidade semestral.
Para cada solicitação de admissão de aluno especial, o candidato deverá recolher a
taxa de inscrição, referente à análise do pedido, não significando a garantia da
matrícula nas disciplinas pleiteadas.
Não haverá devolução de taxa de inscrição sob qualquer hipótese.
As taxas referentes à matrícula por crédito só serão cobradas no momento de sua
efetivação, verificada a aceitação do pedido e a existência de vaga.
Os alunos especiais não terão vínculo com cursos regulares, portanto não farão jus a
identidade estudantil ou a algum dos seguintes benefícios: alojamento, passe
estudantil, qualquer tipo de bolsa e qualquer forma de subvenção para utilização do
restaurante Universitário.
O aluno especial terá que cumprir as exigências feitas aos alunos regulares em sua
totalidade, conforme estabelecido no plano de curso da disciplina.
Conforme previsto na seção IV art.125, inciso IV do Regimento geral da UnB, aplicar-
se-á ao aluno especial somente advertência e, na reincidência ou ocorrência de
segunda falta proceder-se-á ao seu desligamento.
Ao aluno especial que passar à condição de aluno regular deverá solicitar o
aproveitamento de estudo no programa.
A documentação expedida em outro país deverá ser traduzida para o português e
conter o visto do consulado brasileiro do país que a expediu, sendo a tradução
dispensada para a língua espanhola.
* Taxa de Inscrição: R$ 79,00 ( É necessário gerar GRU)
Informações Importantes:
Acessar: https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/emissao-gru
Pagar para pagamento de taxas:
Código de Recolhimento: 28838-1
Número de Referência: 4416
Competência: MÊS/ANO (mês atual)
CPF Do Contribuinte:
UG/Gestão: 154040/15257
DA TAXA DE MATRÍCULA EM DISICPLINA
7.1. Após o envio do resultado, o(a) candidato(a) aceito(a) deverá efetuar o pagamento da taxa da matrícula correspondente ao número de créditos da(s) disciplina(s) deferida(s) sendo R$ 113,00 (cento e treze reais) POR CRÉDITO. Exemplo: R$ 113,00 (cento e treze reais) por crédito. Assim, para cada disciplina de 2 (dois) créditos, o valor total será de R$ 226,00 (duzentos e vinte e seis reais); e para cada disciplina de 4 (quatro) créditos, o valor total será de R$ 452,00 (quatrocentos e cinquenta e dois reais).